breve tempus

momentos na cultura antiga

quarta-feira, maio 23, 2007

Etimologias para reflectir I - O cosmos


A etimologia que vos apresento é fruto de uma reflexão sobre o universo em que vivemos aliada a uma constatação factual sobre uma realidade linguística do grego antigo.
Actualmente a maioria de nós liga a palavra «cosmos» ao espaço físico que contém o universo. Recordo-me especificamente do Cosmos de Carl Sagan, livro de que guardo boas recordações. (Tenho que relê-lo um dia destes!)
Prosseguindo... Para os gregos antigos o kósmos também significava a ordem do universo, o mundo, daí a «cosmogonia» – a ciência que estuda a génese do universo. Contudo o movimento de ordenar o universo é há muito considerado essencial à própria ordem do universo. Já agora ofereço-vos um pouco de etimologia latina neste caldeirão de ideias: pensemos na semelhança entre «ordenar» e «ornar». Ambos os verbos provêm da mesma riquíssima raiz *ar-, de onde vêm palavras como «ombro», «arma», «artigo», «articulação», «arte», «artífice», «ordem», «primórdio» e até mesmo «ordinário».
Após esta reflexão etimológica latina voltemos aos gregos. Também eles fundiam no kósmos a ideia de «ordenar» com o «ornar». Daí a nossa «cosmética». O mesmo movimento de «ornar» ligado umbilicalmente ao de «ordenar».
Mas será o cosmos constituído apenas de ordem? Ao que parece, os cientistas que estudam a cosmogonia tiveram que colocar um elemento caótico para que a matemática do universo "batesse certo com a tabuada". Esse elemento é a chamada matéria negra, que não se vê, mas que constitui 90% do universo!!!
Relativamente à cosmética, tenho as minhas reservas pessoais quanto à importância que se dá actualmente à ornamentação, sobretudo quando se trata de uma operação superficial e que não toca o âmago do nosso ser. Não estou a falar apenas de perfumes e águas-de-colónia que com certeza tornam o nosso dia-a-dia mais agradável. Refiro-me ao problema profundo que nos toca a todos: o desvio total do nosso interesse da ética para um caminho onde a superficialidade reina sem concorrência. Todos nós já ouvimos dizer que "a imagem é tudo". O que é natural numa sociedade cuja estrutura basilar é a lógica de mercado, a lógica de comprar e vender. O que se vende é o que se vê e o que está por fora. Quantos de nós já compraram belíssimas maçãs que sabem a nada?
E já agora, será que a ética também se compra e vende? Talvez, mas será essa ética ainda ética ou apenas estética?
Bem o que é facto é que a nação mais «rica» e «desenvolvida» do nosso pequeno planeta gasta mais em produtos cosméticos do que custaria a educação básica para o mundo inteiro. Ora reparem nos seguintes números da O.N.U.:

Global Priorities:

Basic education for everyone in the world 6 $US billions
Cosmetics in the United States 8 $US billions
Water and sanitation for everyone in the world 9 $US billions
Ice cream in Europe 11 $US billions
Basic health and nutrition for everyone in the world 13 $US billions
Pet foods in Europe and the United States 17 $US billions
Alcoholic drinks in Europe 105 $US billions
Narcotics drugs in the world 400 $US billions
Military spending in the world 780 $US billions

(Fonte: Human Development Report 1998, Chapter 1, p.37, United Nations Development Programme)

Etiquetas: , ,

15 Comments:

At 11:52 da tarde, maio 23, 2007, Blogger Ariadne disse...

De facto, nunca tinha associado a relação etimológica entre cosmos e cosmética...

Mas pensando bem, em vez de cosmética deveria ser cosmestética , ou qualquer coisa parecida... Analisando os dados da ONU facilmente se percebe que o raio da cosmética não tem ética absolutamente nenhuma...

Estamos condenados a uma era onde só se contemplam as aparências e nada mais além disso... Afinal é muito mais fácil, rápido e económico. Não é preciso sequer gastar um bocadinho do nosso pensamento e do nosso tempo, claro, um bem tão precioso... Basta o primeiro impacto visual e ficamos todos satisfeitos... Em troca da nossa satisfação aumenta-se mais um bocadinho o fosso entre o hemisfério norte e o sul... Enfim...

Saudações*

 
At 8:18 da manhã, maio 24, 2007, Blogger Ricardo disse...

Manel,

Muito, muito bem!

 
At 3:02 da tarde, maio 24, 2007, Blogger camarada disse...

Subscrevo o que o Ricardo e a ariadne disseram. Gostava apenas de acrescentar que com o dinheiro gasto em militarices canalizado para o desenvolvimento do 3º mundo, em pouco tempo eles chegariam ao nosso nível de desenvolvimento, ou quem sabe talvez até melhor; deve ser por medo de perder o poleiro que o mundo dito desenvolvido quer manter o 3º mundo atrasado, o que simplifica a exploração...
Saudações

 
At 6:36 da tarde, maio 24, 2007, Blogger Diogo disse...

«Military spending in the world 780 $US billions»

Estamos a precisar de um mudança radical de kósmos!

 
At 6:49 da tarde, maio 24, 2007, Blogger Manuel disse...

Um pormenor que poderia ter sublinhado, mas fica aqui.

Estes números são de 1998!
Passados nove anos em que os conflitos militares se agudizaram brutalmente, suponho que os números sejam ainda mais devastadores. Quanto à necessidade de cosmética nos EUA talvez tenha subido, não faço ideia, mas quanto à indústria de gelados na Europa, tenho a certeza que se gastou muito mais, visto que o aquecimento global deve ser muito positivo para a baunilha e para o chocolate.

Abraço e beijinhos a todos.

 
At 12:13 da tarde, maio 25, 2007, Blogger Manuel disse...

Hoje no público:

"A Câmara dos Representantes e o Senado norte-americano aprovaram a concessão de 120 mil milhões de dólares para financiar as guerras no Iraque e no Afeganistão, sem incluir um calendário para a retirada das tropas."

 
At 8:15 da tarde, maio 26, 2007, Blogger Diogo disse...

E porque haveriam eles de retirar as tropas? Eles foram lá por causa do petróleo. E, que eu saiba, o petróleo continua lá.

 
At 6:57 da manhã, maio 28, 2007, Blogger Diogo disse...

Benvindos à segunda emissão da TV Blogo:

Confirmaram-se, infelizmente, os piores receios de Almeida Santos quanto à possibilidade de um atentado às pontes sobre o Tejo no caso da construção de um novo aeroporto na margem sul do rio. Num comunicado, colocado há pouco na Internet, Ayman al-Zawahiri, o número 2 da Al-Qaeda, ameaça fazer explodir as pontes caso seja essa a opção do governo Sócrates.

Também nos Estados Unidos, Jon Stewart do Daily Show traz-nos a notícia de mais um atentado falhado de seis islamitas radicais contra um quartel americano. Ao que parece, os terroristas não sabiam que, na América, os quartéis são os locais onde são guardadas a maior parte das armas e onde estão as pessoas treinadas para as usar.

Vídeo - 5:43m

 
At 6:28 da tarde, maio 29, 2007, Blogger Elipse disse...

é fabuloso ler, aqui. E aprender.
humildemente de agradeço, eu que sou uma curiosa das palavras.

 
At 11:12 da manhã, junho 17, 2007, Blogger Susana Alves disse...

Quanto ao teu estudo sobre o cosmos, gostei muito, só para repetir um pouco os comentários já feitos acima. O livro de Carl Sagan é um dos que tenho em lista de espera para uma leitura atenta.

Quanto às belíssimas maçãs que não sabem a nada são cosmética espanhola.

 
At 12:58 da manhã, agosto 08, 2007, Blogger Vieira Calado disse...

A matéria negra não é 90% da massa do universo. Ninguém disse isso.
O que é dito é que se a matéria negra for 90% da massa total do unviverso, então, a um dado momento, a expansão termina e retrocede, como que implodindo. Isso faria com que, mais tarde tivessemos um novo big bang.

 
At 1:20 da tarde, abril 08, 2013, Anonymous Anónimo disse...

Ι constantlу spent my half an hour to reaԁ thiѕ website's posts daily along with a cup of coffee.

Feel free to visit my web site - Daniel Chavez Moran

 
At 6:59 da manhã, maio 08, 2013, Anonymous Anónimo disse...

Hey! Quick question thаt's entirely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My weblog looks weird when viewing from my iphone4. I'm trуing tο find
a template or рlugіn thаt mіght be ablе to сorrect this issue.

If уоu hаvе anу recοmmendations,
pleаsе ѕhare. Thanks!

Here iѕ mу web-ѕitе: Arjun Kanuri

 
At 2:09 da tarde, maio 21, 2013, Anonymous Anónimo disse...

It is the best time to make some plans for the future and it is time to be
happy. I've read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or advice. Maybe you can write next articles referring to this article. I wish to read more things about it!

my blog post ... individual reputation management

 
At 12:30 da manhã, junho 04, 2013, Anonymous Anónimo disse...

Hi there! Would you mind if Ι ѕhare your blog with my
myѕpace grouρ? There's a lot of people that I think would really enjoy your content. Please let me know. Cheers

Also visit my website :: lloyd irvin

 

Enviar um comentário

<< Home