breve tempus

momentos na cultura antiga

terça-feira, dezembro 19, 2006

Surf IV - Mitologia na rede

Conforme prometi a uma amiga, sugiro-vos algumas ligações a sítios na rede sobre mitologia.
Há inúmeros sítios na rede dedicados à mitologia, seja ela grega, romana, inca ou polinésia. No entanto, a grande maioria dos sítios abordam o tema de forma incipiente e muito superficial. Ainda assim, também há na rede alguns sítios de excelente qualidade sobre mitologia. Deixo-vos aqui alguns desses sítios.

A Encyclopedia Mythica parece-me ser um dos melhores sítios sobre mitologia. Contém neste momento mais de sete mil entradas, todos sobre mitologia. Os grandes deuses romanos e gregos têm direito a artigos mais aprofundados, mas pequenas e obscuras divindades também têm direito a uma pequena descrição.

O Dictionary of Greek and Roman Biography and Mythology de Smith já aqui citado é uma ferramenta incontornável para quem se interessa sobre mitologia. Especialmente importante para aquelas referências misteriosas e desconhecidas pela maior parte das fontes.

Em português do Brasil, encontrei o Mithos - Sistema de Pesquisa Mitológica em Hipertexto, uma lista considerável de personagens mitológicas, oriundas de várias zonas do planeta. A navegação por ordem alfabética é muito interessante.

Em língua espanhola, acessível à grande maioria dos portugueses, encontrei o sítio El Olimpo.com, que, além de ter um design agradável, possui informação pertinente, está actualizado e a sua enciclopédia parece estar ainda a aumentar.

Para terminar, indico-vos o sítio da faculdade de letras da universidade de Lisboa da disciplina de Arte e Mitologia do curso de Filosofia. O Professor Carlos João Correia indica vária bibliografia sobre o tema e disponibiliza alguns documentos em pdf e ligações muito interessantes.

Relativamente a enciclopédias mitológicas, em português de Portugal não há praticamente nada que mereça destaque. Espero que este facto se venha a alterar no futuro. Se alguém quiser meter-se nisso, posso dar uma ajuda na criação da página.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

At 10:34 da tarde, dezembro 19, 2006, Blogger tecum disse...

Arte e Mitologia, não conhecia. Muito grata, Manuel.

Natal - sereno, em Amor

Beijinho,
e.

 
At 11:35 da manhã, dezembro 20, 2006, Blogger Manuel disse...

Obrigado Eli.

Boas festas também para si e para os seus.

8)

 
At 4:29 da tarde, dezembro 20, 2006, Blogger Xantipa disse...

Estive uns dias ausente e hoje vim aqui ler o teu blogue.
É excelente que faças esta divulgação, pois um dos problemas com que os meus alunos se debatem (ou melhor, que eu me debato por causa deles!) é, precisamente, a falta de critérios para determinar o que se pode usar e como. No fundo, saber o que é «de confiança».
Parabéns e beijinho

 
At 10:26 da tarde, dezembro 20, 2006, Blogger Manuel disse...

Xantipa, É bom saber que o que vou aqui colocando tem um verdadeiro fim útil e prático.

Apesar de eu não concordar que tudo tenha que ter um fim útil ou prático. Senão tinha feito engenharia civil e não estudos clássicos, sem nada contra a muito útil engenharia...
(Lá estou eu a divagar...)

 

Enviar um comentário

<< Home