breve tempus

momentos na cultura antiga

segunda-feira, novembro 27, 2006

Pervivência I - Orestes

Lembrei-me de iniciar um novo tema no Breve Tempus. Nas pervivências colocarei excertos de músicas, filmes, poemas, prosas e tudo o mais que mostrar que a cultura clássica se manifesta sob as mais diversas formas em múltiplas áreas culturais.
Parece-me que da mesma forma que a água reflecte o brilho da luz numa miríade de reflexos, assim a cultura antiga espalha o seu brilho ao mesmo tempo irrepetível e renovável sobre nós.



A música pertence à banda norte-americana A Perfect Circle e intitula-se Orestes. As imagens que se vêem são uma associação feita por algum anónimo e publicadas no you tube. Pareceu-me que a animação tinha piada e até alguma relevância para o tema. A letra não deixa dúvidas que se refere a Orestes, filho de Agamémnon e Clitemnestra. A letra da música refere o momento preciso em que Orestes se prepara para matar Clitemnestra, sua mãe. Orestes tenta extirpar e cortar a ligação materna para poder realizar o matricídio.

Metaphor for a missing moment
Pull me in to your perfect circle

One womb
One shame
One resolve

Liberate this will
To release us all

Gotta cut away, clear away
Snip away and sever this
Umbilical residue that's
Keeping me from killing you

And from pulling you down with me in here
I can almost hear you scream

One more medicated peaceful moment
Give Me
One more medicated peaceful moment

And I don't wanna feel this overwhelming
Hostility
I don't wanna feel this overwhelming
Hostility

Gotta cut away, clear away
Snip away and sever thisUmbilical residue
Gotta cut away, clear awaySnip away and sever this
Umbilical residue that's
Keeping me from killing you

Snip away and sever this

Keeping me from killing you

Etiquetas:

1 Comments:

At 6:22 da manhã, janeiro 10, 2010, Anonymous Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

 

Enviar um comentário

<< Home